Thursday, March 16, 2006

Nos anos ofereça livros

Tuesday, March 14, 2006

Geração de 70

Sobretudo para quem nasceu na geração de 70. Anúncios, spots de televisão, músicas. Memórias, tipo fotografias de verão. Não sei quem seja o Paulo Ferreira, mas está de parabéns.

O Assessor

Em Portugal estas histórias nunca se contam. Nada de extraordinário, apenas o rapaz que escreve os discursos de Rice, mas é pena que na nossa cultura isto seja um segredo.

Monday, March 13, 2006

Isto pega-se

Mais uns. Os Sinédrios também se vão embora. Começo a sentir-me como o indígena da aldeia junto à praia onde as famílias da cidade vão passar o verão. Chegam, fazem uma grande animação, tornam o lugar habitável e, depois da intensidade, vão-se embora. Outros, os indígenas, vão disfrutando da companhia e depois aqui ficam, mais ou menos sós, sobretudo discretos, até nova revoada. Normalmente gosto de os conhecer, quase sempre ganho uns amores de verão, raramente mandam cartas ou telefonam depois das férias. Às vezes regressam. Entretanto isto fica um bocadinho mais triste.

Coisas previsíveis

A Constança diz sobre o texto de Pacheco Pereira na Sábado, e reproduzido no Abrupto , praticamente o mesmo que tinha pensado escrever. Poupo-me, por isso, ao exercício. Trabalhei n'O Independente do Paulo, também lhe ganhei uma amizade, nem sempre concordo com o Portas político, não sou arma nem tropa de ninguém. E, no entanto, escrevo na Atlântico. Mas já escrevia quando a Helena Matos era directora. Devo fazer parte da guarda avançada.
Enfim, falta-me ter sido maoísta ou ter uma obsessão para ver aqui uma tese conspirativa e para ter o hábito de em todo o lado ver intenções obscuras que só eu e outros virtuosos não temos.

PS. Aconteceu. Manter um blog como o espectro não podia durar muito. Foi bom, foi muito bom. Vou ter de voltar a pagar para os ler. É justo, mas não é bom.

Thursday, March 09, 2006

Daqui a cinco anos há mais

Os ingénuos, que imaginam que Cavaco já tem a reeleição garantida (ou que acha que tem), deviam reparar na constituição do gabinete do Presidente da República. Um chefe da Casa Civil que foi secretário de Estado da Administração Local e um assessor especializado em "voltas a Portugal". Cavaco não é ingénuo nem descuidado. Em matéria de não-político estamos conversados.

Wednesday, March 08, 2006

Theodore Dalrymple started posting!

Theodore Dalrymple, que no tempo do Vasco e da Constança era traduzido n'O Independente, escreve num blog do escritor holandês Leon de Winter. E o que escreve sobre a questão islâmica na Europa é exacatmente o que importa reflectir. Um mínimo de realismo é necessário.

A questão islâmica

Quem quiser perceber o que aí vem, o que é o sentimento profundo dos europeus - caso ainda não tenha reparado - faça o favor de ver o que foram os temas de discussão nas eleições locais holandesas: emigração, comunidades islâmicas.
Negar a realidade costuma ser uma ideia generosa. E estúpida.

o 11 de Março e a ETA

Como suspeitava na altura quem tinha informação, e como era razoavelmente previsível, começa a ser revelada a ligação da ETA aos atentados de 11 de Março. No mínimo, a ETA terá dado apoio logísito, ou facilitado meios. A capa de ontem e de hoje do El Mundo é o começo da reposição da verdade.
Para além da questão da verdade - e dos mea culpa que alguns terão de fazer (ou deveriam) -o que aqui é relevante também é que quem pactua com a ETA, quem compreende alguns terrorismos que "legitima" no discurso, acaba a pactuar com todos. É óbvio, mas o óbvio nitidamente tem de ser dito.

Tuesday, March 07, 2006

Informação útil

Uma das razões porque estive sem vir aqui nos últimos tempos:

http://www.strandbooks.com/home/

Perto, na rua 14, entre a 5ª e a 6ª avenidas, há uma loja que vende malas de viagem.